Qual a diferença entre granito e mármore?

O granito é uma rocha magmática, seus grãos não metamórficos são constituídos por quartz, entre outros minerais.
O mármore é uma rocha originada do calcário.

Muito utilizado na construção civil o granito é uma pedra dura e resistente . Sua principais características é ser muito compacto. Isso o torna um ótimo material em obras.

O mármore também é muito utilizado na construção. Também é uma referencia no comércio de rochas ornamentais, pois dependendo da composição química do mármore, pode ter texturas diferentes.

 

O que é granito?

O granito é uma rocha magmática, ou seja, é o resultado do esfriamento do magma derretido.
A composição mineralógica do granito pode ser variada, pois além do quartzo, conta com mica e feldspato, que lhe confere cores diferentes.

O feldspato altera o padrão cromático do granito, proporcionando cores diversas à rocha, que podem ir do creme ao vermelho. O granito preto ganha a coloração devido à presença de silicatos ferro-magnesianos.

O granito claro, que é o mais comumente encontrado, tem menos minerais ferro-magnesianos e são formados em até 95% por quartzo e feldspato.

Para aferir a qualidade do granito, os profissionais estudam as seguintes características:

  • Textura
  • Composição química
  • Composição mineralógica
  • Estrutura dos cristais na rocha

 

O que é mármore?

O mármore é uma rocha metamórfica. Isto quer dizer que a rocha original passou por uma transformação. No caso do mármore, é o resultado da exposição de calcário a altas temperaturas, com pressão de baixa a moderada.

Por isso, os mineradores procuram por mármore em regiões de alta incidência de calcário e onde, provavelmente, houve atividade vulcânica.

A rocha é muito apreciada para questões ornamentais na construção civil. Em prédios, podem servir para vários fins, como o pilar de uma estrutura por exemplo. De fácil polimento, no uso doméstico mesas de mármore são comuns devido à resistência e beleza que o mármore pode ter.

É uma rocha formada principalmente pelos minerais calcita e dolomita, mas também conta com quartzo na composição. Geralmente, é uma pedra branca, mas pode conter cores variadas criadas pelo calor e pressão no momento da formação.

O mármore é apreciado desde a antiguidade para utilização em edifícios, esculturas, vasos e outros ornamentos.

 

Rochas metamórficas x Rochas magmáticas

A principal diferença entre granito e mármore é que a segunda é uma rocha metamórfica. Já o granito é uma rocha magmática, também chamada de ígnea.

Uma rocha metamórfica é quando um material de origem, no caso do mármore o calcário, é exposto a altas temperaturas e pressões no manto da Terra. Com isso, o calcário se torna mármore.

O granito, por sua vez, é formado pelo resfriamento do magma. Neste sentido, podem ser extrusivas, quando expostas por erupções vulcânicas, ou intrusivas, quando o esfriamento se deu abaixo da superfície, criando uma reserva de granito.

Fonte:
https://www.diferenca.com/granito-e-marmore/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Status de leitura

Open chat
Online