O granito é uma das pedras mais bonitas disponíveis no mercado e, por isso mesmo, presente em praticamente todas as casas do país. Alguns atribuem a popularidade do granito a excelente relação custo – benefício que ele proporciona. Outros irão dizer que a pedra se tornou a queridinha dos brasileiros porque ela é extremamente resistente. O uso em larga escala do granito, feito pela construção civil nas décadas de 70 e 80, também ajudou a espalhar as qualidades dessa pedra por 10 entre 10 casas brasileiras.
Não importa muito em qual qualidade da pedra você queira focar, o granito é, sem dúvida, tão popular quanto nossos melhores jogadores de futebol. Aprenda um pouco mais sobre as características dessa pedra e como tirar vantagens dela em diferentes formas de aplicação.
Principais características
O granito é formado por lava vulcânica ou, em linguagem técnica, magma. Isso explica a alta resistência dessa pedra. Por ser formado por lava de vulcões, o granito é conhecido com uma rocha ígnea, ou seja, aquilo que foi produzido pela ação do fogo.
Os principais minerais que compõem o granito são a mica (biotita e moscovite), o feldspato e o quartzo transparente. O brilho da pedra vem da mica, enquanto a coloração é atribuída pelo feldspato.
Ainda que as cores mais comuns sejam o granito em tons cinzentos e o granito em tons avermelhados, engana-se quem pensa que essas são as únicas opções de cor disponíveis. Por se tratar de uma pedra extremamente versátil, há outras colorações que podem ser explorados como o granito preto, o azul, o branco, o amarelo, o verde e o granito marrom.
Além da versatilidade e da alta resistência mecânica, que suporta tráfego intenso, o granito conta com alto grau de dureza e, portanto, com alta durabilidade.
Para saber como utilizar a pedra de forma a aproveitar todas as suas características, leia sobre as possíveis aplicações do granito.
Projetos e aplicações
1) Cozinhas
Para quem busca um projeto de cozinha funcional e com beleza, o granito é sempre a opção mais certeira. Isso porque a pedra é de fácil higienização e manutenção, o que torna tudo muito prático e simples.
Mas para sair do trivial e parar de aplicar o granito apenas na bancada da cozinha, pense em subir a pedra por toda a parede. A ideia traz requinte ao projeto e ainda constrói uma área de fácil limpeza, já que substitui os azulejos com rejuntes.
2) Banheiros
As bancadas são sempre as primeiras ideias que saltam a mente, mas por que não revestir a área ao redor da banheira com granito.
Também dá para fugir do óbvio, optando por nichos em granito para o banheiro. Você substitui aquelas estruturas metálicas um pouco fora de moda e ainda constrói áreas fixas que atendam suas necessidades. Se você precisa de muito espaço, pode embutir na maior parede do box um nicho de granito de um lado a outro. Se prefere algo mais simples, dois nichos de granito pequenos podem resolver seu problema. Brinque com as alturas e construa a ideia de movimento.
3) Pisos
Para falar da área dos pisos é preciso sempre fazer um pequeno disclaimer. O granito é uma pedra escorregadia, por isso, não vai funcionar se você pretender aplicar a pedra no chão em áreas que serão lavadas com água. Mas para pisos que serão higienizados com pano e rodo, a pedra é uma excelente opção.
Explore as cores para criar ambientes diferentes. Os granitos em tons mais claros constroem espaços iluminados, já os granitos mais escuros conferem elegância ao projeto. Se acha muito exagerado todo o piso da sala, por exemplo, de granito, aplique em áreas pequenas como um corredor. Isso pode te ajudar a destacar a área, construindo uma funcionalidade diferente para ela.
Granito como soleira de portas também é uma opção das mais simples e bonitas.